domingo, 22 de novembro de 2009

I SECAI TEM REPERCUSSÃO LOCAL

A I SECAI (I Semana de Engenharia de Controle e Automação Industrial) já virou uma marca registrada do evento e teve um repercussão Local após ser publicada em Jornal da cidade. A reportagem segue abaixo:
Divulgar o curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial é um dos principais objetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), ao disponibilizar para o público a primeira edição de um evento que integra palestras, apresentações e minicurso, até quinta-feira (19), no campus Macaé.
Durante a abertura da I Semana de Engenharia de Controle e Automação Industrial (SECAI), na tarde de terça-feira (17), os organizadores do evento recepcionaram os participantes no auditório e, em seguida, o diretor do IFF/Macaé Marcelo Felix abriu oficialmente as atividades, com a presença da diretora geral do IFF Cibele Daher, seguido pela apresentação do Coral Petrobras. Neste primeiro dia, teve destaque a palestra “Ferramentas de perfuração”, proferida por Sérgio da Matta, da Halliburton, empresa divulgada, atualmente, como uma das maiores em prestação de serviços para campos petrolíferos do mundo e uma das principais em engenharia e construção. A corporação emprega 85 mil pessoas em mais de 100 países, demonstrando uma presença global extensa com capacidades comprovadas a partir da experiência de mercado na área.
O curso é voltado para a formação multidisciplinar do aluno, possibilitando a atuação do egresso nas mais diversas áreas da Indústria. Segundo o assessor de Comunicação do evento, Davi Dominguez Ferreira, durante quatro períodos o estudante é capacitado de forma completa, pois o curso congrega quase todas as engenharias e existe um mercado de trabalho favorável para os que se capacitam. O assessor disse que a realização do SECAI visa também mostrar as perspectivas desse cenário promissor da região norte fluminense aos próprios estudantes do curso e ao público em geral. “Para se trabalhar é ótimo, pois existem poucos engenheiros atuando com esta formação. Muitos outros profissionais, formados em outras engenharias, inclusive, estão migrando para a Automação, que lida no dia a dia com atividades que vão desde a informática até a mecânica”, explicou ele.
Davi ressaltou que as palestras do SECAI são gratuitas, mas, para participar dos minicursos sobre “Laboratório de MATLAB” e “Programação Ladder”, os interessados deverão efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20. “E todo o valor arrecadado com as inscrições será revertido para a aquisição de livros para a biblioteca do IFF”, disse. As vagas são limitadas, 20 para o primeiro e 10 para o segundo. Mais informações sobre o evento no site www.secai.com.br ou www.iff.edu.br
Sobre o cursoCom duração de cinco anos e conteúdo programático distribuído em 10 períodos, o curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial é oferecido pelo IFF nos turnos da manhã e noite, sendo que os três últimos acontecem somente à noite na intenção de facilitar o ingresso dos formandos no mercado de trabalho regional, uma vez que disciplinas de cunho profissionalizante possibilitam a prática acadêmica e que o estágio supervisionado encurta a distância entre a sala de aula e o primeiro emprego.
Os profissionais são formados para executarem, eficientemente, atividades de desenvolvimento de projetos de automação industrial, atualização tecnológica de processos já existentes, a gerência de equipes de manutenção e a criação de novas empresas voltadas para áreas que utilizam tecnologias de ponta. De maneira específica, o IFF pretende, com esse curso, formar recursos humanos que sejam capazes de atender às demandas do setor produtivo e de aplicar soluções inovadoras, estabelecendo um canal de integração com o setor produtivo regional.
Já o trabalho de conclusão de curso aparece como Projeto Final I e II. Ele deve integrar os conteúdos aprendidos ao longo do curso. No trabalho, formalizado como uma monografia, o aluno deve descrever a pesquisa, elaboração, dimensionamento, simulação ou otimização de um projeto de Controle e Automação de âmbito industrial. Esse trabalho deve ser apresentado oralmente pelo aluno a uma banca constituída para essa finalidade, tendo como princípios gerais a produção de equipamento laboratorial ou software ou atendimento a necessidade específica apresentada por empresas da região.
O CAECA vem por meio deste agradecer a todos que participaram deste evento e que o tornaram possível.
fonte: www.odebateon.com.br

Um comentário:

  1. Olá, preciso urgentemente dos contatos de Riele Simões ou Tiago Rabello para informações sobre o manipulador robô mentor apresentado na feira offshore 2009. O meu e-mail é brtakane@gmail.com

    fico no aguardo,
    Bruno

    ResponderExcluir